martes, 4 de marzo de 2014

Mensaje de SB Athanasios 1ro. Aloysios - Cuaresma 2014



Ukaz Patriarcal Especial – Quaresma  2014
Sua Beatitude Athanasios Iº Aloysios, Arcebispo de Hebron, Hierarca Supremo,  Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro do Patriarcado Catholico Orthodoxo Ecumênico das Américas, Eurásia, África e Oceania - .

 


Amados Filhos e Irmãos, Hierarcas, Arciprestes, Arquimandritas, Sacerdotes, Diáconos, Monges, Paraeclesiarcos, Seminaristas e todos Fiéis e Amigos de nossa Igreja. 

É no amor inefável do Senhor ressuscitado que tenho a alegria de vos saudar nesta mensagem Pastoral, no início da QUARESMA DO ANO 2014, para agradecer a Deus esta dádiva em nome desta nossa Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava no Estrangeiro, reunida e dispersa até aos confins do mundo, e para falar a todos da ação apostólica de cada um de nós, de nossa vida no apostolado, na família, na fé, e no amor de Deus que reside em cada um de nos. 

A obra apostólica de Jesus, toda impregnada de sacrifício, culminou no supremo sacrifício da cruz; do mesmo modo a nossa atividade apostólica, para ser fecunda, deve mergulhar as raízes no terreno fértil da imolação. Já de si, o apostolado requer sacrifício , quer pelas fadigas que impõem , quer pela convivência continua com pessoas de mentalidades, gostos e costumes diferentes, quer por se expor a possíveis falhas, troças e insucessos. O apóstolo deve ir ao encontro de tudo isto com um coração generoso, convicto de que é precisamente do sacrifício, abraçado em união com Jesus Crucificado, que brotará a força fecundante das suas obras. Além disso, para que o apostolado externo seja verdadeiramente sobrenatural, exige a reta intenção, isto é, toda a obra deve ser realizada só para a glória de Deus, conforme a vontade de Deus, em dependência dos superiores e da Hierarquia eclesiástica. Para chegar a semelhante pureza de intenção, o apóstolo deve morrer dia a dia ao seu amor próprio, á vangloria, à tendência para atrair os louvores dos outros ou para se comprazer nos êxitos ; morrer ainda aos seus pontos de vista e iniciativas pessoais , aos seus interesses. Tratar-se, portanto, de uma verdadeira imolação do eu, que dará frutos de apostolado na proporção da sua profundidade. “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica infecundo, mas se morrer produz muito fruto” (Jo. 12,24 e 25). “Como a vara não pode de si mesma dar fruto se não permanecer na videira, assim também vós se não permanecerdes em mim"   (Jo. 15,4). Amados filhos, a quaresma é tempo de oração, perdão, compromisso assumido, unidade entre irmãos, convivência verdadeira e responsabilidades assumidas cumpridas, estão cumprindo que assumiram, muitos ou a maioria não estão , peço-vos para que leiam , estudam , os atos Sinodais de 2014 , e cumpram o que fora assumido por todos , como Vosso Pai Espiritual, estou sim , chamando vossas atenções  para com os vossos compromissos assumidos , para que desta forma possamos juntos assumir as responsabilidades para com a Igreja de forma geral .

Falo-vos, um pouco mais, como Pai e Pastor;

O amor que une a todos:

Deus colocou no coração do homem três amores, que do seu amor se nutrem: o amor dos esposos, o amor dos pais e o amor filial.  Quando procuramos destruir ou paralisar estes afetos será uma profanação, pois os levará fatalmente a ruína da pátria e da humanidade.

O amor seja o que vos sustenta e anima; amor à família, à Igreja, à Pátria; amor que vos impila a conformar, que vos faça quase esquecer-vos de vós mesmos, na busca da glória de Deus e do bem das almas. A luz divina seja vosso guia, o vosso ideal, o vosso propósito e vosso caminho: luz a acender nas mentes e nos corações de vossos antes queridos, das pessoas amigas, ainda que distantes; luz que espera a vossa mão para poder brilhar sobre o candelabro e difundir-se ao vosso redor, para clarear vossos corações e mentes.

As adversidades: 

Donde estamos, temos a terra e céu. O céu possuímos em nossas ideias; e algo dele está também em nossos corações , quando, sobretudo, nele aumentamos o amor a Deus . Ademais , o ensinamento cristão que nos ensinou e educou , confere fulgor incomparável à nossa mente; porque graças a ele sabemos de onde viemos, conhecemos nosso fim último sendo para nos patente a reta via que devemos percorrer. É-nos sempre comunicado o que é mais importante para nós; corresponder ao Cristo Jesus que nos redimiu, ao Cristo crucificado, e agir segundo o que nos ensina a Mãe de Jesus, que no calvário, tornou-se também nossa Mãe. Terra e céu , na terra se caminha , encontram-se dificuldades, amarguras, asperezas; mas tudo se consegue enfrentar quando há fé no coração e confiança no espírito; quando se está seguro de que o Senhor rege e dirige todas as coisas; de que a nossa última e verdadeira meta é o Paraíso, para o qual cada coisa está ordenada.   

Não poucas vezes existem desventuras nas famílias: chora-se. Mas eis a fé a indicar-nos que Deus, se permitiu a dor, socorrer-nos-á. Ele vem na hora por Ele estabelecida para nos confortar e alivias todas as dores e sofrimentos. Sendo fundamental na vida do cristão este aceno de segurança e de paz interior.

O bem e o mal:

Sim, o bem e o mal existem e permanecerão no futuro, porque o arbítrio humano terá sempre liberdade para exprimir-se e possibilidades de desgarrar-se; mas de Cristo Jesus e de sua Igreja será a vitória final e externa em cada alma eleita e nas almas eleitas de cada povo, cada gente.                                                              

A bondade:

Meus amados filhos em Cristo Jesus, nada mais excelente do que a bondade. O intelecto humano pode procurar outros dotes eminentes , mas nenhum se compara com a bondade , ela é natural ao Filho de Deus feito homem e a quanto Ele nos explicou e demonstrou; a saber, o exercício da fraternidade , da paciência; a constância em compadecer-se, suportar , na disciplina interna do próprio caráter e nas relações da vida social, como Ele nos indicou.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos disse: Aprendei de mim que sou Filho do Pai Celeste; não nos ensinou a criar o céu e a terra ou a revestir o sol com seu manto de fulgor, mas sim a sermos mansos e humildes de coração. Aqui está o próprio fundamento da bondade. Compenetrando-nos nela, progredimos no caminho mais seguro para superar as dificuldades e as misérias da existência terrena.  
  
O  egoísmo:

Vejamos, pois o egoísmo é exatamente neste tempo, no qual o egoísmo ameaça tornar-se regra universal de vida, temos o dever de praticar o espírito de uma caridade desinteressada, e de serviço cristão entre os homens. De fato, ainda hoje, apesar das imponentes providencias por parte do Estado e das subvenções públicas, estão ainda abertas para os indivíduos tantas possibilidades de dar testemunho da caridade. Como um serviço executado com responsabilidade pessoal. “ Porque sempre tereis pobres convosco" (Jo 12,8) : inúmeros sofredores , doentes, abandonados, pedem continuamente o nosso auxilio , e não deveriam esperar em vão , penso ser o correto.Não vos esqueçais jamais que foi Jesus Cristo quem disse: “o que fizestes ao mais humilde dos meus irmãos, a mim o fizestes" ( Mt 25,40). 

O Erro, tão comum na humanidade: 

Eu particularmente acho não se deverá jamais confundir o erro com a pessoa que erra, embora se trate de erro ou inadequado conhecimento em matéria religiosa ou moral. A pessoa que erra, não deixa de ser uma pessoa, nem perde nunca a dignidade de ser humano, e, portanto sempre merece estima. Ademais, nunca se extingue na pessoa humana a capacidade natural de abandonar o erro e se abrir ao conhecimento da verdade. Nem lhe faltam nunca neste intuito o auxílio da Divina providencia. Quem, num certo momento de sua vida se encontre privado da luz  da fé ou tenha aderido a opiniões errôneas , pode , depois de iluminado pela divina luz , abraçar a verdade e caminhar novamente no caminho correto.

 

Su Beatitud Athanasios 1ro. Aloysios, junto a S.E.R. Mar Jacob, Gran Canciller del Patriarcado y a la derecha, S.E.R. Mar Nagui, Archieparca de Río de Janeiro. Lugar: Catedral Metroplitana de San Pedro y San Pablo (San Pablo, Brasil) - Enero 2014

 
A IGREJA: 

“O Jesus que me destes a Igreja por Mãe, fazei que a ame com verdadeiro coração de filho”.  Jesus nos amou tanto que quis permanecer no meio de nós até ao fim dos séculos; permaneceu conosco na Eucaristia, para ser o companheiro da nossa peregrinação, o alimento das nossas almas; permaneceu conosco na Sua Igreja, para ser nosso guia, o nosso pastor e mestre. Jesus preparou o primeiro núcleo da Igreja com a Sua pregação, com a escolha e formação dos Apóstolos e, por último, deu-lhe a vida, morrendo por ela na Cruz. Mãe e Mestra de todos os povos, a Igreja foi fundada por Jesus Cristo, a fim de que, no seu seio e no seu amor, todos os homens através dos séculos, encontrem plenitude de vida mais elevada e seguro penhor de salvação. 

O demônio:

Diante do homem, do cristão e do sacerdote, está o inimigo do bem: ”Procurando a quem devorar" (1 Pd 5,8). Tenta subverter a ordem desejada por Deus. Todas as armas são para ele uteis: desde o desprezo as Leis Eternas , como se fossem superstições de ignorantes , até a mais mesquinha acedia espiritual; desde o desordenamento realce dos interesses pessoais à demagogia fácil e rebelde; das tentações da solidão ás do orgulho intelectual e da indisciplina.   Mas as armas que temos são mais fortes do que as do “dono deste mundo”. Mas devemos vigiar continuamente. “Sede sóbrios e vigiai...resisti, fortes na fé".(1 Pd 5,8,9).

A guerra:

Temos a guerra destruidora entre países, mas, também temos a guerra interna de nosso modo de vida, entre famílias, por heranças e muitas vezes pela destruidora droga que entra nas casas e destroem famílias inteiras, lutemos contra ela. Mas falamos agora da guerra realmente: As mães e os pais de família detestam a guerra: a Igreja, mãe de todos  indistintamente , erguerá , uma vez mais a conclamação que sai do fundo dos séculos em Belém e do alto do Calvário , para difundir-se em súplice preceito de paz : paz que previne os conflitos das armas , paz que no coração de cada homem deve ter suas raízes e garantias . Rezemos nesta quaresma para a paz na Ucrânia e no mundo. Dado junto a nossa Catedral Monastério e Residência Patriarcal no Brasil, aos 03 dias do mês de março do Ano do Senhor de dois mil e quatorze (03-03-2014). Com nossa benção apostólica,

S. B. Athanasios Iº Aloysios, Arcebispo de Hebron, Patriarca.




No hay comentarios:

Publicar un comentario